Está disponível a versão online da Lista de Espécies da Flora do Brasil. Trata-se do maior compilado sobre o tema já realizado no País. O trabalho é fruto de um acordo assumido pelo Brasil na Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB). Dentre os compromissos firmados está a execução da Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC). A elaboração de uma "lista funcional amplamente acessível das espécies conhecidas de plantas de cada país, como um passo para a elaboração de uma lista completa da flora mundial" é a primeira das 16 metas estabelicadas.
A lista exibe 41,1 mil espécies da flora brasileira, sendo 3,6 mil de Fungos, 3,5 mil de Algas, 1,5 mil de Briófitas, 1,7 mil de Pteridófitas, 23 de Gimnospermas e 31,2 mil de Angiospermas. Apesar da imensa diversidade florística do País, a única compilação desse porte datava do período entre 1846 e 1906, quando von Martius, Eichler & Urban editaram a Flora brasiliensis, com 22,7 mil espécies.
Os trabalhos para elaboração da lista tiveram início em setembro de 2008. A equipe responsável pelo trabalho envolveu aproximadamente 400 taxonomistas brasileiros e estrangeiros. Os taxonomistas trabalharam em uma base de dados única. A intenção dos organizadores é que a lista seja dinâmica e atualizada periodicamente para incluir novas espécies e mudanças taxonômicas ao longo do tempo.
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) foi designado pelo Ministério do Meio Ambiente para coordenar, por intermédio do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), o trabalho de elaboração da Lista, que está disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/
A localidade de Arraial Pina, tornada um dos distritos mais promissores de Itabuna, com o topônimo de Juçari, conseguiu sua emancipação após plebiscito, posteriormente legalizado em 1985. Município criado, com território desmembrado de Itabuna, por força de Lei Estadual de 09/05/1985, com a denominação de Jussarí. A sede foi elevada à categoria de cidade quando da criação do município.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
DEIXE NESTA PÁGINA O SEU COMENTÁRIO