“ITABUNA PERDEU 4 ANOS COM FERNANDO GOMES E ESTÁ PERDENDO MAIS 4 ANOS COM AZEVEDO”

Nenhum comentário


“CONSIDERO JUÇARA UMA ÓTIMA CANDIDATA”

.
Neste sábado este blogueiro entrevistou o deputado federal Geraldo Simões (PT). A entrevista foi bastante interessante, já que teve como tema a sucessão municipal de Itabuna de 2012 e as eleições de 2010.
.
Blog: Qual a sua análise sobre a última eleição?
.
Geraldo Simões: O PT e os partidos da base aliada do Governador Wagner foram os grandes vitoriosos desta última eleição. Reelegemos Wagner no primeiro turno, elegemos dois senadores, como também a grande maioria dos deputados federais e estaduais. O PT elegeu 10 federais e 14 estaduais. Para federal o PT teve o dobro de votos que o segundo colocado, o DEM.
.
Blog: Foi a eleição mais difícil que o senhor enfrentou?
.
GS: Toda eleição é difícil. Enfrentei uma acusação de inelegibilidade, diziam que eu não seria candidato, que se fosse candidato não seria eleito e se fosse eleito não tomaria posse. Fui eleito, diplomado e tomarei posse no dia 1 de fevereiro para continuar trabalhando pela região, pela Bahia e pelo Brasil.
.
Blog: Em 2006, o senhor obteve mais de 35 mil votos em Itabuna, já em 2010 houve uma diminuição da sua votação , ficou algo em torno de 23 mil votos. Como explicar essa diminuição na votação?
.
GS: Cada eleição é uma eleição, muitas pessoas acreditaram nos boatos disseminados pelos adversários.
.
Blog: O senhor acredita que em 2012 o PT conseguirá voltar a comandar a prefeitura de Itabuna?
.
GS: Itabuna perdeu 4 anos com Fernando Gomes e está perdendo mais 4 anos com Azevedo. Os serviços públicos foram desorganizados, notícias negativas mancham o nome de Itabuna, tanto o primeiro como o segundo não têm projetos para a cidade, o que dificulta a captação de recursos junto ao estado e ao governo federal. Enquanto isso assistimos o crescimento de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Vitória da Conquista, Itapetinga e Santo Antônio de Jesus. Precisamos retomar a prefeitura de Itabuna e o PT é muito importante para isso.
.
Blog: Em Itabuna muitas pessoas cobram a retomada das obras do Centro de Convenções e do Teatro, já que após a eleição de 2006 foram paralisadas e o governador Wagner não retornou. O senhor não acha que é importante a conclusão dessas duas obras?
.
GS: O governo Lula liberou 32 milhões de reais para Itabuna fazer sua obra mais importante, que é a construção da barragem do Rio Colônia, Azevedo e Fernando desviaram esses recursos para outras finalidades. Isso mancha a imagem da cidade perante as autoridades federais. O Teatro de Itabuna juntamente com o de Feira de Santana estão paralisados por erros graves de projeto. Levei o proprietário da empresa que fazia a obra para conversar com o governo do estado e o próprio reconheceu isso. Advogo para que a prefeitura corrija o projeto do teatro e solicite sua conclusão ao governador do estado. A Prefeitura de Itabuna, por deficiência na gestão encontra-se inadimplente perante o governo federal.
.
Blog: Quais conquistas o senhor pode destacar neste seu atual mandato que foram importantes para Itabuna e a região cacaueira?
.
GS: Trabalhei pela liberação dos 32 milhões para a construção da barragem do Rio Colônia. Que pena, que tais recursos foram desviados pelos dois últimos prefeitos, Conseguimos recursos para a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna, aguardando somente a licença ambiental para início das obras. Trouxe recursos para diversos municípios da região, para CEPLAC, para UESC e UESB. Fui responsável para a formulação do PAC do Cacau e recentemente como relator da Medida Provisória número 500, estabeleci novos prazos para renegociação da dívida, aumentei os descontos para os produtores e incorporamos mais de 3000 novos cacauicultores. Trabalhamos pela Ferrovia Oeste-Leste, pelo Porto Sul e liberamos recursos para a melhoria do Porto do Malhado. Estamos trabalhando com afinco, para deixarmos de ser produtores de amêndoas de cacau para sermos produtores de chocolate. Um quilo de amêndoa custa R$6,00 e um quilo de chocolate em média custa R$200,00. Então, o negócio é vender chocolate!
.
Blog: Em relação a renovação do mandato, quais suas metas e projetos para o sul da Bahia?
.
GS: Vamos continuar o trabalho do atual mandato, dedicando esforço para a institucionalização da CEPLAC, e a instalação de uma universidade federal no sul da Bahia. Em 2004 o então ministro da educação Tarso Genro, se comprometeu em instalar uma universidade federal em Itabuna. O Prefeito que me sucedeu não mostrou nenhum interesse pelo projeto. Naquela época a Bahia só tinha uma universidade federal. Hoje já existem três e duas extensões. Entendo que a Bahia ainda tem direito a pelo menos duas universidades federais, dentre elas, uma em Itabuna.
.
Blog: No período pré-eleitoral o senhor foi um dos poucos petistas que ficaram contra a aliança entre o governador Wagner e o Senador César Borges (PR). Acabou que César foi apoiar Geddel e perdeu a eleição. Já Wagner foi reeleito e conseguiu eleger os dois senadores. Por qual motivo o senhor se posicionou contra essa aliança?
.
GS: No meu entendimento, a esquerda poderia eleger os dois senadores. O resultado eleitoral mostrou que eu estava correto.
.
Blog: Após a eleição o governador Wagner e outros membros do PT reconheceram que o senhor estava correto naquele momento?
.
GS: Não precisa, mas é verdade é que Lídice, Pinheiro, Lula, Dilma e Wagner ficaram muito felizes com o resultado.
.
Blog: Wagner foi reeleito no primeiro turno com mais de quatro milhões de votos. O senhor acredita literalmente o “carlismo” acabou?
.
GS: O resultado eleitoral foi negativo para esse grupo.
.
Blog: Em relação a Geddel Vieira Lima (PMDB), o senhor acredita que ele é o principal adversário de Wagner?
.
GS: O estilo do deputado Geddel foi reprovado pelo povo da Bahia. Deve aparecer outras personalidades nos grupos que fazem oposição a Wagner e Dilma.
.
Blog: Na opinião do senhor, o PP poderá criar o mesmo problema que o PMDB causou no primeiro governo de Wagner? Já que o partido tem o vice, duas secretarias e um ministério?
.
GS: A nível nacional o PP não fez parte da coligação de Dilma. Ficou neutro. Mas na Bahia estiveram com Wagner desde o primeiro momento, é um partido importante da base do governo Wagner.
.
Blog: Na eleição deste ano Itabuna conseguiu eleger dois deputados estaduais, Augusto Castro (PSDB) e Coronel Santana (PTN). Itabuna será bem representada na assembléia legislativa?
.
GS: Meu desejo é que os deputados eleitos representem bem a cidade e a região
.
Blog: O Coronel Santana sempre foi “carlista”, já Augusto Castro é do PSDB. Qual a opinião do senhor com a possível aproximação dos dois com o governador Wagner?
.
GS: Os tempos mudaram. No meu tempo você entrava em um partido para ser oposição ou governo. Eu tenho 30 anos no PT, o meu único partido. A maior parte desse tempo estive na oposição. Cada um é responsável pelo seu próprio comportamento político.
.
Blog: Após a eleição muito se fala em relação aos cargos do governo do estado em Itabuna. Alguma novidade em relação a esse assunto?
.
GS: Eu prefiro discutir investimentos do estado na cidade e na região.
.
Blog: Com a sua vitória no Tribunal Superior Eleitoral, o senhor ficou livre para ser candidato em 2012. Pode afirmar que em 2012 o senhor será protagonista na sucessão municipal de Itabuna?
.
GS: Defendo a formação de uma aliança política para a reconstrução de Itabuna. Uma aliança com projetos e com afinidades com o governador Wagner e a ministra Dilma. Considero Juçara uma ótima candidata.
.
Blog: O PC do B já declarou que pretende lançar candidato, será que em 2012, assim como em 1996, o PC do B e PT de Itabuna estarão separados?
.
GS: O PC do B como qualquer outro partido tem todo o direito de pleitear candidatura a prefeito de Itabuna e em qualquer cidade da Bahia. Eu espero que os partidos que acompanham a base de Wagner e de Dilma estejam juntos na eleição de 2012.

 FONTE: BLOG POLITICOS DO SUL DA BAHIA

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

DEIXE NESTA PÁGINA O SEU COMENTÁRIO