BEIJO NA BOCA: Durante a folia de carnaval fique atento com a sífilis

Nenhum comentário
Além de correr atrás dos trios elétricos e dançar bastante durante os cinco dias de carnaval, tem gente que aproveita a folia pra beijar muito na boca. Só que os foliões devem ficar atentos com as doenças que podem ser adquiridas pelo beijo, entre elas a sífilis. Mais conhecida como uma doença sexualmente transmissível, a sífilis também pode ser passada através da saliva. Isso porque no segundo estágio da doença surgem pequenas feridas na boca. Como explica o assessor técnico do programa nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Valdir Pinto:
"Ela depende da fase, ela é transmitida pelo beijo. Se a pessoa tiver a feridinha na boca e você beijar, você pode adquirir a sífilis por esse beijo. Tem que lembrar o seguinte: ela não é uma ferida que vai estar do lado de fora da boca. Veja, é uma ferida pequena, pode estar na parte interior dos lábios. Imagina que uma pessoa saia e vã na balada e conhece uma garota ou um rapaz que tem essa feridinha na boca, beijou. Pode pegar sífilis daí? Claro que pode. Agora vamos dizer que tenha feridinha no pênis ou na vagina, se eu ficar beijando eu não vou passar sífilis pelo beijo."
Valdir Pinto acrescenta que por ano surgem quase um milhão de novos casos de sífilis no Brasil. Por isso a recomendação é sempre usar camisinha nas relações sexuais, inclusive durante o sexo oral e ficar atento se o parceiro tem alguma ferida suspeita na boca. 
Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário :

Postar um comentário

DEIXE NESTA PÁGINA O SEU COMENTÁRIO