Ministério alerta para consumo de sal

Nenhum comentário



O Ministério da Saúde alertou nesta terça que o consumo abusivo de sal de cozinha pode causar graves problemas à saúde. O excesso de sódio, principal componente do sal, está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial.

Ele também pode causar doenças cardiovasculares, renais e outras que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos. O sódio é responsável pela regulação da quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células.

O Ministério da Saúde explica que, quando há excesso do nutriente no sangue, ocorre uma alteração no equilíbrio entre esses líquidos. O organismo retém mais água, o que aumenta o volume de líquido, sobrecarregando coração e rins.

A pressão alta prejudica a flexibilidade das artérias e ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Dados do Ministério revelam que 22,7% dos brasileiros já receberam diagnóstico de hipertensão.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo máximo diário de sal seja de menos de 5 gramas por pessoa. Porém, o IBGE revela que o consumo do brasileiro está em 12 gramas diários.     

Nenhum comentário :

Postar um comentário

DEIXE NESTA PÁGINA O SEU COMENTÁRIO