
Prefeitos querem aterro sanitário regional
Os prefeitos eleitos dos Municípios de Mascote, Pau Brasil, Jussari, Arataca Santa Luzia e Camacã estiveram reunidos na tarde deste sábado (8), em anexo a Câmara de vereadores de Camacã, a fim de discutir em bloco, o rumo das futuras ações propostas para os respectivos municípios e assim traçar planos que venham beneficiar a segurança pública, saúde agricultura e outros itens de interesse da população.
Várias vertentes fundamentais foram discutidas neste encontro, mas o ponto alto da assembleia, foi a discussão em torno do projeto da implantação de um consórcio do aterro sanitário regional, a ser inserido em uma das cidades deste grupo.
Esta discussão aliás, já foi alvo de audiências públicas realizadas pela promotora Cleide Ramos, há cinco anos. Na reunião desta tarde, estiveram presentes, o prefeito eleito de Arataca Fernando Mansur Gonzaga (Ferlu), Dr. Alberto Rocha, prefeito eleito de Pau Brasil, Valnio Muniz, prefeito eleito de Jussari, Maurício do Carmo representou Guilherme prefeito eleito de Santa Luzia, além de representantes de outros municípios.
O Conselho Municipal de Meio ambiente, Sindserve, e alguns vereadores eleitos dos municípios e sociedade civil estiveram no encontro. Foi mostrado na pauta da solenidade que o Município de Camacã, reúne todas as condições necessárias para receber um consorcio com estas proporções, a cidade contemplada sairá em reuniões posteriores.
A próxima audiência acontecerá dia 21 de Dezembro coma a EMBASA e Agência Reguladora do Saneamento (AGERSA). O engenheiro agrônomo e ambiental Cedraz e sua equipe, foi um dos mediadores na apresentação e preleção do evento, onde mostrou pontos fundamentais sobre o seu ponto de vista, apontando a importância do consórcio para os municípios do conjunto.

Em entrevista á nossa reportagem a prefeita Ângela Castro, disse que a primeira reunião ocorreu dia 16 de Novembro. Ela ressaltou que há uma necessidade dos gestores estarem unidos porque o Governo Federal só libera as verbas a partir de 100 mil habitantes, por isso os municípios deste bloco estão se unindo em formação de consórcio e assim terá força para lutar em condições de igualdade com os que tem mais de 100 mil habitantes.
A prefeita falou que além do aterro sanitários, outros dois grandes projetos são a extensão de uma universidade para um dos seis municípios e um frigorífico. Ela garante que apesar desta reunião ter ocorrido em pleno sábado, foi bastante proveitosa.”N ossa comunidade tem a consciência que nós temos que estar unidos”disse. Dr. Alberto Rocha um dos responsáveis pela vinda dos profissionais para a apresentação do evento, falou que reuniões como esta objetivam fortalecer os municípios menores e facilitam a alcançar os objetivos que as sociedades de forma geral tem exigido dos gestores na atualidade.
Fonte: Otempojornalismo

Nenhum comentário :
Postar um comentário
DEIXE NESTA PÁGINA O SEU COMENTÁRIO