ABM e UNAIDS convocam Prefeitos de todo o País a participarem da Campanha do Laço Vermelho de Luta Contra a Aids
| |
A Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), lançarão nesta quinta-feira (11), a Campanha do Laço Vermelho 2010. O lançamento ocorrerá na cidade de Várzea Paulista / SP e integra as atividades da Semana de Capacitação para a Gestão Pública que a ABM realiza nesta semana em Campinas /SP. O objetivo da Campanha é incentivar todos os 5565 Prefeitos do País a aderirem à mobilização do dia mundial de luta contra a aids, 1° de dezembro. A proposta é que todos os prefeitos instalem um laço vermelho, símbolo da luta contra a aids, em um marco de referência do seu município.
Para incentivar a mobilização, foram enviadas a todas as Prefeituras cartas oficiais de apresentação da campanha. A carta sugere que sejam realizados eventos nos municípios para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Informações e fotos sobre os eventos poderão ser compartilhadas e divulgadas pelo UNAIDS e pela ABM.
Em Várzea Paulista, a preparação da campanha mobilizou todos os funcionários públicos da Prefeitura. Prefeitos e demais gestores públicos que participam da Semana de Capacitação em Campinas seguirão em comitiva para o lançamento da campanha. A Prefeitura confeccionou camisetas, folders e demais peças de comunicação para dar visibilidade ao lançamento. Segundo Soraia Ribeiro Chiste, Supervisora de Saúde Coletiva de Várzea, a ocasião será propícia ao lançamento do programa de intensificação do teste rápido, que dá o diagnóstico do HIV em até 30 minutos. “Estamos fazendo um movimento intenso para divulgar a Campanha” disse. No município varziano o laço será destacado no Hospital Público Municipal.
Para Pedro Chequer, coordenador do UNAIDS no Brasil, “esta é uma oportunidade estratégica para mobilizar os municípios para ações de diagnóstico e de prevenção, bem como para uma reflexão sobre os impactos da epidemia. O Laço Vermelho reforçará ainda mais a união de todo o país pela prevenção do HIV e pelo fim do estigma e da discriminação relacionados à aids”.
Por que um Laço Vermelho?
Símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a aids, o laço vermelho foi escolhido por sua ligação à ideia de sangue e paixão. Inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo, a proposta de utilizar o laço vermelho partiu de um grupo de artistas nova-iorquinos que queriam homenagear as pessoas mortas pelo HIV.
Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular da Campanha entre as celebridades, e virou moda. Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse o significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.
Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço. O laço rosa, por exemplo, se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama. O amarelo é usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade. O verde é utilizado por ativistas do meio ambiente. O lilás significa a luta contra as vítimas da violência urbana; o azul promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes e, mais recentemente, vem sendo adotado pela campanha contra a censura na internet.
Contato: Assessoria de Comunicação ABM (61) 3043 9908
UNAIDS – (61) 9196 9232
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
DEIXE NESTA PÁGINA O SEU COMENTÁRIO