Dormir com cachorro ou gato na cama aumenta o risco de doenças

Nenhum comentário

RIO - Os bichos de estimação são adoráveis, mas nem por isso eles devem dormir na cama. É o que acredita o veterinário Bruno Chomel, da Universidade da Califórnia, que afirma que cães e gatos podem transmitir mais de 100 doenças para os humanos. Segundo ele, cerca de 56% dos donos de cachorros deixam os animais dormir na cama. Entre os donos de gatos, o número sobe para 62%.
- Muitas pessoas estão substituindo filhos por bichos de estimação. Esses cães e gatos acabam sendo tratados como humanos, e isso não é bom para a saúde das pessoas ou dos animais. Apesar de não transmitirem doenças com frequência, quando isso acontece o caso costuma ser sério - avalia.
Para Chomel, os pets não devem ficar em certos cômodos da casa, como os quartos, principalmente os quartos de bebês. Entre as doenças que podem ser transmitidas pelos cães que dividem a cama com seus donos estão a doença de Chagas e as verminoses. Já os gatos podem transmitir uma doença causada pela bactéria Bartonella, que pode danificar o fígado e os rins. Em raros casos, os animais de estimação também podem transmitir a super bactéria MRSA.

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR CÃES



Raiva

No caso dos cães, a doença é transmitida ao homem através da mordida do animal. A raiva causa dores, náuseas, vômitos e mal-estar. Na fase mais desenvolvida da doença, surgem espasmos musculares intensos da faringe e laringe com dores fortes na deglutição, além da alteração de comportamento. Para evitar que a doença se propague, basta vacinar seu novo amigo.

Pulgas e carrapatos

São parasitas que estão presentes em vários animais. Eles causam coceira insistente, pele avermelhada e pequenas lesões, e se não forem tratados, podem também causar doenças. Inspecione a pelagem do animal constantemente, faça a tosa e, se for necessário, use remédios ou xampus específicos.

Sarna

É uma doença parasitária de pele, bastante contagiosa e que causa coceira. Pode ser transmitida aos animais ou ao homem pelo contato com o parasita transmissor, o ácaro. Para não correr riscos de contrair a doença, colabore com a higiene do animal e o mantenha longe de animais infectados.

Leptospirose

O contágio é devido ao contato com a urina do rato. Os cachorros, por serem mais curiosos e descuidados, estão mais propensos a entrarem em contato com água ou lama contaminada e assim passar a doença para o homem. A Leptospirose pode causar vômitos, perda de apetite, febre, dores abdominais e urina de cor amarronzada. Vacine o bicho e tome cuidados para combater o surgimento de ratos para evitar que a doença se propague.

Brucelose canina

Doença infecciosa que nos humanos apresenta sintomas parecidos aos da gripe, mas para os cães pode ser mortal. É transmitida através do acasalamento dos animais ou pelo contato com filhotes ou placenta contaminados. Para prevenir, faça o teste de brucelose nos animais antes do acasalamento e use luvas descartáveis se for ajudar no parto.


DOENÇAS TRANSMITIDAS POR GATOS

Raiva

Os gatos podem transmitir a doença por meio de arranhões ou mordeduras. No primeiro estágio os sintomas são: dores, náuseas, vômitos e mal-estar. Quando a doença se desenvolve, surgem espasmos musculares intensos da faringe e laringe, dores fortes para engolir e mudanças no comportamento do infectado. Para ajudar a manter a doença sob controle, basta vacinar o animal.

Sarna

A sarna é altamente contagiosa entre os bichos. Ela causa coceira insistente e, devido a isso, lesões à pele do animal. A transmissão da doença tanto no homem quanto nos gatos é feita pelo contato com o ácaro causador da sarna. Para não correr riscos de contrair, mantenha seu gato sempre limpo e afastado de outros animais infectados.

Toxoplasmose

É uma doença que também pode ser transmitida ao homem através da ingestão de cistos que estão presentes em dejetos de animais contaminados. A Toxoplasmose pode causar febre, dores nos músculos e articulações, cansaço, dores de cabeça e alterações visuais. Para evitar a doença, não entre em contato direto com as fezes do gato.

Bicho geográfico

Os gatos têm o hábito de fazer suas necessidades na areia, um local perfeito para a propagação do bicho geográfico. A transmissão é feita no contato da pele com uma área contaminada pelo parasita, causando coceira intensa. Para prevenir, não permita que os animais evacuem em praias e parques.

Alergias

Os pelos e a saliva dos gatos podem causar alergia a alguns seres humanos. As reações mais comuns dessas pessoas são a bronquite alérgica e a rinite alérgica. Em alguns casos, a alergia pode ser controlada através de remédios ou mantendo a casa livre dos pelos, mas há casos onde a convivência desses animais com pessoas alérgicas a eles é impossível.




VACINAÇÃO DE ANIMAIS

A cidade de São Paulo mantém-se livre da raiva no homem desde 1981 e em cães e gatos desde 1983. Para continuar mantendo a cidade livre deste problema, é muito importante vacinar anualmente cães e gatos.
Os gatos, pelas suas características de caça e maior acesso às ruas sem supervisão, ficam mais expostos a contato com espécies silvestres, como os morcegos, que tem papel importante na transmissão da raiva. Por isso, merecem atenção especial na manutenção da vacina contra raiva atualizada.

Seu animal merece esse cuidado

Leve-o para tomar vacina antirrábica gratuitamente num dos postos de vacinação da Prefeitura de São Paulo. Consulte os endereços

Donos responsáveis devem levar seus cães ou gatos para serem vacinados, o que é também uma demonstração de carinho e proteção. Cães e gatos, quando bem cuidados e vacinados, refletem melhores condições de vida, tanto para o homem como para o animal, prevenindo doenças.
Vale lembrar que para a saúde de seu animal outras vacinas e medidas são indicadas. Visite as informações sobre "Cuidados".

Campanha de vacinação

As vacinas são muito importantes para contribuir com a saúde do animal e das pessoas. É indispensável que cães e gatos sejam vacinados anualmente contra a raiva.

Todos os cães ou gatos acima de 3 meses de idade devem tomar a vacina contra raiva, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. Ao vacinar o animal, o proprietário recebe um comprovante de vacinação, que é válido por 1 ano.

Raiva

É uma enfermidade que leva à morte todas as pessoas e animais que adoecem. È causada pelo vírus rábico, transmitida pela saliva infectada através da mordedura ou arranhadura de cães, gatos, morcegos, e vários animais silvestres, como macacos, raposas, infectados pelo vírus. Sua prevenção se dá por meio da vacinação;


No dia da vacinação recomenda-se

  • Cães dóceis devem estar com coleira e guia, serem conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina.
  • Crianças não devem levar os animais para vacinar.
  • Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas.
  • Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para que evitar fuga ou acidentes.
  • Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.
  • Sobre a vacinação:
  • As seringas e agulhas são descartáveis.
  • A vacinação é gratuita.
Lembre-se: Quem ama cuida.

Cuidados

Para proteger contra raiva, a Prefeitura disponibiliza a vacinação gratuita. As campanhas acontecem sempre em agosto e existem postos permanentes que vacinam o ano todo.


Outras vacinas são importantes para manter a saúde de seu cão ou gato, e existe um esquema de vacinação aconselhado para cada idade. Para isso, é imprescindível procurar orientação veterinária.

Cães

Os filhotes devem ser vacinados a partir dos 45 dias a 2 meses com a vacina V8 ou V10 que protege contra cinomose, hepatite, leptospirose, coronavirose, parvovirose, parainfluenza, etc.
Saiba Mais
Outras doenças importantes de serem evitadas são: a tosse dos canis (gripe canina) e a giardíase. Vale ouvir a orientação do seu veterinário. Aos 3 meses, o animal deverá receber um reforço da V8 ou V10 e a 1a dose da vacina contra raiva. A 2ª dose de tosse canis, quando for opção, deve ser feita nessa idade. Aos 4 meses, deverá receber outro reforço da V8 ou V10 e reforço da contra raiva. Depois de 1 ano da última vacinação, os animais devem repetir anualmente a V8 ou V10 e contra raiva e o reforço anual contra a tosse dos canis.

Gatos

Os filhotes devem ser vacinados a partir dos 2 meses de idade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

DEIXE NESTA PÁGINA O SEU COMENTÁRIO